Durante o período de 01 a 30 de setembro, a ONG Viver promoveu em Londrina a campanha Setembro Dourado, que divulga a importância do diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil. Neste ano, a Viver se juntou a outras 46 instituições associadas à Confederação Nacional de Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer (CONIACC) para a realização de uma campanha nacional, que reforçou o combate ao preconceito e à negação sobre a doença – considerada a primeira causa de óbitos entre jovens de zero a 19 anos no país – e a importância do diagnóstico precoce para ampliar as chances de cura.

O Setembro Dourado fez uma adaptação sobre o conceito do mote da campanha nacional, criando quatro personagens do universo infantil (Gorila Cantor, Leão Skatista, Urso Astronauta e Porquinho Patinador) para chamar a atenção quanto aos sinais e sintomas que devem ser observados e buscar assistência médica o quanto antes, a fim de propiciar o diagnóstico precoce e, consequentemente, aumentar as probabilidades de cura. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), este percentual pode alcançar a média de 60% no Brasil, enquanto em países com alto Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) a sobrevida atinge 85%.

 

Iluminação Alusiva – Em Londrina, mais uma vez, a Prefeitura Municipal, através da Londrina Iluminação, iluminou oito monumentos públicos com a cor dourada para chamar atenção para a campanha. Foram iluminados o viaduto da Av. Dez de Dezembro, o Monumento ao Passageiro, o Monumento à Bíblia, a Barragem do Lago Igapó, a Concha Acústica, a Biblioteca Municipal, a Cascata do Igapó e a Praça da Garça. Além disso, tanto a Prefeitura quanto a Londrina Iluminação realizaram ações de divulgação da campanha em suas redes sociais e também para o público interno.

Iluminação Alusiva ao Setembro Dourado no Viaduto da Av. Dez de Dezembro em Londrina

 

Divulgação na Mídia – Para reforçar as principais mensagens do Setembro Dourado, a Viver conquistou importantes parcerias que viabilizaram espaços de mídia para veiculação da campanha. Foram veiculados spots de rádio, comerciais de televisão e anúncios digitais em portais de notícias. Além disso, foi realizado um trabalho de assessoria de imprensa em conjunto entre a Viver, a Prefeitura Municipal e a Londrina Iluminação.

Importantes Conquistas – Desde 2019, o Setembro Dourado integra o calendário oficial do município de Londrina, através da lei municipal 12.918/2019. “Ter a campanha no calendário oficial do município foi uma grande conquista para nós da Viver, que conhecemos de perto a realidade das crianças e adolescentes que estão em tratamento de câncer. Isso mostra a relevância da campanha, a importância de se falar em diagnóstico precoce e de se quebrar o preconceito existente em relação à doença”, comenta Maria Aparecida Marques Lima, Presidente da ONG Viver.

Além da lei municipal, foi sancionada em 2022 a lei federal 14.308/2022, que instituiu a Política Nacional de Atenção à Oncologia Pediátrica do Brasil. A lei é resultado do esforço da Frente Parlamentar de Combate ao Câncer Infantojuvenil, que conta com a participação de diversos parlamentares e também das instituições associadas ao CONIACC, incluindo a Viver. “Esperamos que iniciativas como a campanha nacional do Setembro Dourado contribuam para que essa nova lei seja observada pelos gestores de saúde. É com informação confiável que podemos nos prevenir melhor e obter tratamento adequado”, ressalta Rocco Donadio, vice-presidente da CONIACC.

Confira abaixo algumas fotos da iluminação alusiva ao Setembro Dourado em Londrina.