Em meio a tantas cores e causas, o câncer infantojuvenil recebe sua devida atenção durante o mês de setembro com a campanha “Setembro Dourado: A Vida Vale Ouro”. O maior objetivo é promover as informações sobre os sintomas e o diagnóstico precoce, através do qual aumenta-se significativamente as chances de tratamento, recuperação e cura dos pacientes.

A lógica é simples: quanto antes for identificado um caso de câncer, maiores as chances. Por isso é extremamente importante que todos tenham conhecimento dos principais sintomas e fiquem atentos. Para que você fique por dentro, elaboramos uma lista com os dez principais sintomas do câncer infantojuvenil, confira abaixo:

1 – Febre prolongada, sem causa identificada;
2 – Perda de Peso;
3 – Ínguas de Crescimento Progressivo;
4 – Palidez Inexplicada;
5 – Caroço em qualquer parte do corpo, principalmente na barriga;
6 – Reflexo esbranquiçado no olho quando há incidência de luz;
7 – Crescimento do olho, podendo estar acompanhado de mancha roxa no local;
8 – Dores nos ossos e nas juntas, com ou sem inchaços;
9 – Manchas roxas ou sangramento sem machucado;
10 – Vômitos acompanhados de dor de cabeça, diminuição da visão ou perda de equilíbrio.

No Brasil, o câncer já representa a primeira causa de morte por doença entre crianças e adolescentes de 1 e 19 anos. São cerca de 13 mil novos casos todos os anos*, sendo linfomas e leucemia os mais comuns. Porém, felizmente, o progresso no tratamento também foi extremamente significativo nas últimas quatro décadas, resultando numa taxa de 80% de chances de cura nos casos diagnosticados precocemente.

E para que essa campanha atinja o seu objetivo, contamos com a sua participação! Divulgue os sintomas, comente com os familiares e amigos, dê atenção às crianças! Vamos juntos combater o câncer!


*Informações do INCA