Intensificar a divulgação da importância do diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil: esse foi o propósito da campanha Setembro Dourado de 2020, promovida em Londrina pela Viver e nacionalmente pelo Coniacc - Confederação Nacional das Instituições de Apoio e Assistência à Criança e Adolescente com Câncer.

A campanha, que já era realizada na instituição há dois anos, porém de forma ainda tímida, ganhou força neste ano e atingiu milhares de pessoas com a mensagem “Estar atento faz a diferença. Fique de olho nos sinais e sintomas do câncer infantojuvenil”. As peças desenvolvidas - flyer digital, posts, comercial de TV, anúncios de jornal, entre outros -, contêm elementos que remetem ao universo infantil, como um trenzinho, piscina de bolinhas, móbile, doces e balão, além de um ouriço preto, aplicado de forma discreta e representando o câncer infantojuvenil, uma ameaça que pode estar presente e que pode passar despercebida se os responsáveis pela criança não estiverem atentos.

“Lidamos constantemente com uma triste realidade: a chegada tardia dos casos de câncer infantojuvenil ao atendimento correto e especializado. E é isso que queremos ajudar a mudar. Os sintomas desta doença se assemelham aos de outros problemas comuns das crianças. Por isso, é muito importante conhecê-los e nunca descartar a possibilidade deles representarem um câncer. Quanto mais cedo a criança receber o diagnóstico, maiores as chances de cura e mais fácil fica o tratamento” conta Maria Aparecida Marques Lima, Presidente da Viver.

Ao longo de todo o mês de setembro, cidadãos londrinenses e de toda a região puderam acompanhar pelas ruas e mídias de massa e mídias sociais da instituição as manifestações da campanha, que sempre direcionavam o espectador para o hotsite da campanha - www.estouatento.com.br - onde podem encontrar conteúdo detalhado sobre o câncer infanto-juvenil, seus sintomas, além de depoimentos de mães que já enfrentaram a batalha pelo diagnóstico do câncer em seus filhos. Além disso, foi realizada uma live com a participação da Dra. Tânia Anegawa, oncologista pediátrica do Hospital do Câncer de Londrina, para falar sobre a importância do diagnóstico precoce. Também aconteceu uma participação da Viver em sessão da Câmara de Vereadores de Londrina para divulgação das ações realizadas e para ressaltar a importância da campanha, amparada pela lei municipal 12.918/2019.

Parcerias - Realizar uma campanha deste porte não seria possível sem o apoio de vários parceiros. A produção da campanha ficou a cargo da Guerra Propaganda, Usina de Ideias e Programatório. A veiculação ficou a cargo da RIC TV, TV Tarobá, Multi TV, Folha de Londrina, Portal Bonde, Portal RicMais, Unidoor Outdoor, Color Outdoor, Mídia 43 e EspaçoGraf, e os patrocinadores foram a Sattrack, Brid Soluções e Moura Veículos.